Caio Carvalho Borba ( 1994 - 2010 )

As ideias surgem na minha cabeça como flechas , que vão e voltam numa velocidade intensa , e nem sempre muito nítidas .
Tento transmitir pros meus textos o mundo que existe dentro da minha cabeça .







terça-feira, 5 de abril de 2011

Eu sou jovem .

Engraçado como ser jovem custa caro . O mundo se joga nas suas costas , e 'ai' de você se não conseguir segurá-lo . Não , isso aqui não é mais um texto de um adolescente revoltado . Isso aqui é um texto que todos deveriam ler , e que ao final , se não concordarem com nada que eu disser aqui , podem vir correndo me jogar uma pedra .
Eu só queria viver sem preocupação e sem estresse . Que me perdoem os mais velhos , mas o futuro não me importa nem um pouco . É nesta fase da vida , ao 15 , 16 , 17 anos que se decide o futuro , certo ? Errado . Eu decido o meu futuro quando eu me sentir preparado para decidi-lo . Um dia um senhor que eu considero muito sábio me disse : " A pior coisa que lhe fazem , é perguntar o que você quer ser quando crescer " . Não entendi muito bem , mas com o tempo as coisas foram tomando forma em minha mente .
Ser jovem não é simples , e por mais que os mais velhos digam que já passaram por essa fase , na minha opinião , não passaram não . Nasceram velhos , com as cabeças acorrentadas na idade média , sem a chave para se libertar desse mundinho caótico .
Que me perdoem os mais velhos , novamente , mas se o mundo fosse feito apenas de vocês , a palavra "sonho" nunca existiria .
Óbvio que ser Pai , ou responsável por algum jovem , não deve ser nada fácil , mas por favor , o que custa tentar entender só um pouquinho ?
Você é moldado, esculpido e criado para ter suas próprias opiniões , mas ao dizer que não quer fazer o ENEM para os seus Pais , parece ser a mesma coisa do que dizer que acabou de matar alguém ali na esquina .
Meu Deus , alguém troque o chip desses robôs !
Onde já se viu , ser obrigado a fazer uma prova que você não quer , para um futuro que você não quer , só porque a sociedade te impõe isso ?
A sociedade é feita de padrões , de estereótipos e de velhos . E quando digo velho , não me refiro a idade , e sim a forma de pensar , a forma de agir , a forma de viver . Nem tanto pela forma de viver , já que quando se tem o pensamento velho , a pessoa acaba esquecendo que isso aqui se chama vida .
Não somos criados para fazer as nossas escolhas , somos criados para escolher da nossa forma aquilo determinado por quem nos criou . Isso é fato !
Amo meu Pai , amo minha Mãe , mas se eu me deixasse levar por tudo que eles falam eu já tinha virado um velho faz tempo .
O pior não é ser um velho , o pior é não tentar ser jovem .
E aos que foram jovens um dia , e viraram velhos , meus pêsames .
Voltando ao caso do colégio , se eu não quiser fazer vestibular , e escolher fazer uma faculdade daqui a 5 anos , eu serei inferior a quem passou no vestibular e já está formado ?
Tudo bem , financeiramente provavelmente serei , mas no momento eu não quis fazer o vestibular , e essa pessoa sim . Aos que passaram no vestibular e agora cursam uma faculdade pública , meus parabéns ! Vocês merecem , vocês estudaram para isso ! Agora , se você não estudou para isso e pretende resolver o seu futuro depois , meus parabéns ! Você não é menor do que ninguém , por mais que a sociedade faça parecer que você é .
Não falo por uma geração , ou por uma ideologia . Eu falo por mim , Caio Carvalho Borba , prestes a fazer 17 anos .
Posso ter escrito , escrito , escrito e não ter passado mensagem alguma . Se passei , cumpri com minha obrigação , se não consegui , o erro foi todo meu .
Seja jovem , mesmo tendo 50 anos ! Não pense que não pode ser um velho , mesmo tendo 20 !
A vida é muita curta para interrompermos o presente pensando no futuro .
É assim que eu penso . Daqui a 2 minutos , ou daqui a 2 anos , eu já posso estar velho e achar ridículo esse texto , porém , uma certeza eu tenho : No momento era o que eu deveria ter escrito .

2 comentários: